Post Top Ad

{Dica} Como limpar os livros?

Oi oi gente.

Há um tempo atrás eu vi um vídeo super legal falando sobre como limpar um livro com água sanitária, eu testei com alguns livros antigos e deu super certo!
Por mais que deixemos as janelas abertas e os nossos livros tomarem o famoso "ar" sabemos que o pó se fixará la. Então eu preparei algumas dicas sobre como limpar os livros da melhor maneira.

Se você está com livros velhos de lombadas de páginas amareladas faça o seguinte:
Pegue duas flanelas, água, água sanitária, cotonete (ou algodão) e o seu livro.
Algumas pessoas usam essência de alfazema na flanela, mas isso é opcional. NUNCA, NEVER, NUNQUINHA use o produto direto sobre o livro, tanto a água sanitária como a essência de alfazema devem ser colocados na flanela.
Então vamos lá:
  Molhe uma das flanelas na água com água sanitária ( algumas pessoas preferem usar apenas a água sanitária, mas alguns livros principalmente os com capa com efeitos luminosos acabariam por manchar.) e torça bem até que a mesma fiquei apenas úmida.
Passe a flanela úmida por toda a capa do livro.
 Algumas partes podem ter um pouco mais de "sujeira" então com delicadeza pressione um pouco mais a flanela. NÃO PASSE A FLANELA NAS LOMBADAS! Use um algodão.
Molhe um cotonete na água sanitária pura e o deixe úmido.
Passe o cotonete úmido na lombada de páginas, elas são as que mais dão indício de que o livro precisa de limpeza, pois com o tempo vão escurecendo. NÃO PASSE O COTONETE NAS FOLHAS COM O LIVRO ABERTO! Elas irão molhar e ficar com aparência horrível e algumas letras podem começar a sumir.
Passe a flanela seca na capa do livro.
Utilize a mesma flanela e passe na lombada de páginas.
Deixe seu livro pegar um ar por alguns minutos, até que você não sinta nenhuma parte dele úmido. SE O LIVRO FOR GUARDADO ÚMIDO MOFARÁ. Se você não quer esperar, utilize o secador com jato frio para secar as páginas.

Eu consegui deixar dois livros que estavam bem debilitados mais limpos com um cheiro menos forte. Realmente foi uma dica incrível do Igor (Diário de Bordo de um Leitor).

 Se você quer uma melhor forma de limpar as páginas do seu livro, eu tenho as seguintes dicas:

Nas páginas do livro não podemos usar nada úmido pois as letras podem sumir.
Então uma dica legal para limpar as páginas dos livros é utilizando o jato frio do seu secador, você vai foleando seu livro e deixando o jato pegar de baixo pra cima levando todas as sujeirinhas para os ares.

Uma outra sugestão é utilizar aqueles pincéis de maquiagem chamados "Leques", que a maioria não usa na maquiagem  (Eu \o/) eles também são ótimos para tirar as sujeirinhas dos cantinhos, pois tem certas macias e elas entram bem no fundo mesmo.


Dicas para manter os livros conservados:
  • Pelo menos uma vez por semana os tire do lugar onde estão guardados e passe um pano seco neles, para tirar o pó e eles darem uma "respirada".
  • Não marque as páginas com clips ou qualquer outra coisa de metal. Eles deixam marcas de ferrugem nas páginas e depois é muito ruim de tirar.
  • Não marque as páginas com folhas de revistas e principalmente jornais, estes soltam tinta e mancham as páginas.
  • Livros com capa dura costumam ser alvos de insetos, além de fungos. Um espanador é recomendado e a higienização do local onde os mesmo ficam.
  • Não guarde os livros em sacos plásticos, eles precisam de ar.
  • E se você tem muitos livros e pouco tempo, limpe um pouco a cada dia para não ficar muito cansativo. Assim terá seus livros sempre limpos e conservados.

Bom, essas são as dicas que eu tenho para vocês, espero que tenham gostado, até sábado (:

27 comentários:

  1. Ótima dica, agora eu não preciso mais usar borracha para limpar meus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Eu também já usei borracha mas manchei os livros :x

      -Bárbara

      Excluir
  2. Achei digno. Gente, os meus tão ficando bem amarelinhos :x

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente Pipoca Musical está no nosso blog Marina!!!
      Use a dica mesmo dá super certo (:

      -Bárbara

      Excluir
  3. Nossa, adoreeei a dica! Vivo com problemas com meus livros, porque eles pegam poeira e eu fico em dúvida do que fazer! Muito útil mesmo!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que dê certo com você (:
      Obrigada pelo comentário.

      -Bárbara

      Excluir
  4. Oie, bom tem selinho pra você lá no nosso blog. adorei o post!
    http://perdidanashistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo selinho e que bom que gostou do post (:

      -Bárbara

      Excluir
  5. Ótimas dicas, meus livros ainda não estão amarelados, mas como pretendo tê-los para a posteridade, um dia ficarão .. então vou salvar sua dica :DDD adorei!
    Tenho um problema com limpar toda semana, minha estante não tem fundo, então toda vez que tiro os livros de uma prateleira é horrível realinhá-los, então estão com um pouco de pó. Vou comprar uma nova e aí será mais fácil :)

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estantes sem fundo são ao mesmo tempo uma boa opção mas também uma péssima opção.
      Mas boa sorte com a sua nova estante e que tudo dê certo (:

      Excluir
  6. Olá,
    Adorei as dicas, vou anotá-las no blog e repassar para os meus leitores! São dicas ótimas. Os meus vivem cheios de pó porque meu quarto tem a janela virada pra rua e nossa, um terror! Meu namorado que adora né, tem alergia à poeira e o meu quarto parece quarto de bruxa, hahahahaha³
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou das dicas (:
      Claro repasse para os seus leitores.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá, dei um selinho de THE VERSATILE BLOGGER AWARD. Olha lá no blog :3
    http://finalmente-outono.blogspot.com.br/2013/07/respondendo-o-selinho.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Bárbara, adorei seu blog. Essa dica do livro amarelado então, show!! Vou dar um trato nos meus!!! :)

    Beijos e sucesso pra vc flor!!

    www.saboariaespumaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada!
      Eu fico feliz que a dica tenha ajudado você.

      Beijos e pra você também (:

      Excluir
  9. Adoreeeei. Fiz um post sobre isso tbm, mas só falei da minha experiência com a lixa, ainda não tive coragem de passar nada liquido nos meus livros hahaha Ótimo post, parabéns.

    beijos

    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. A Essensia de alfazema tem quer ser de limpeza ou de perfume?

    ResponderExcluir
  11. A Essensia de alfazema tem quer ser de limpeza ou de perfume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz diferença, você pode escolher a que quiser (:
      Beijos!

      Excluir
  12. olá, eu não cuidava bem dos meus livros (até porque eu não curtia muito até um tempo atrás) então eles foram ficando sujos e mal cuidados e eu fui à procura de como limpa-los e cuidar bem deles e encontrei esse site.... muito boom amei, amei.. obrigadahh
    Obs.: eu tenho 3 livros impressos em papel off-white e no começo eles ficaram amarelados na lombada de folhas mas não se preocupem quando secar sai.. beijão

    ResponderExcluir
  13. meus livros estavam mais amarelos que ñ sei oq, mas limpar assim deixou eles como novos :D Obg pelas dicas .

    ResponderExcluir
  14. Bárbara, adorei as dicas! Irei testar amanhã nos meus livros mais velhinhos e amarelados!

    Seguindo aqui como clube das 6 :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Excelentes dicas!, vou poder usar todas.
    Infelizmente já fui vitima de insetos, atacaram a minha biografia do Steve Jobs, felizmente não atingiu as letras mas até um ponto da página eu posso ver o caminho q o inseto fez, o pior é que atingiu umas vinte páginas.

    ResponderExcluir

Post Top Ad