Post Top Ad

Esquadrão Suicida, vale a pena?

 
  Com a explosão de todo o universo dos quadrinhos tanto da Marvel quanto da DC, temos cada vez mais filmes e série de heróis e vilões e os fãs agradecem. A expectativa é quase sempre muito alta em relação a tais adaptações, afinal, muitas pessoas esperaram anos para poder ver uma produção de qualidade do seu herói favorito. Não poderia ser diferente com Esquadrão Suicida, toda a fama que o filme vem adquirindo desde o lançamento dos seus trailers o fez ser uma das histórias mas esperadas do ano. Mas será que toda a expectativa e espera valeram a pena?


Data de lançamento: 4 de agosto de 2016
Duração: 2h 10min
Direção: David Ayer
Elenco: Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie, Cara Delavigne..
Gêneros: Ação, Fantasia
Nacionalidade: Eua



  A premissa do filme é muito boa e a história tem seu ponto de partida justamente onde Batman Vs Superman termina. Amanda Waller (Viola Davis) temendo a força de novos seres super humanos como o Superman, resolve apresentar um plano de defesa que se baseia em: formar um esquadrão com os mais perigosos vilões, para executar missões para o governo.

  O plano tem os seus riscos, mas também tem suas vantagens e para formar o esquadrão foram escolhidos os seguintes membros: Pistoleiro (Will Smith), Arlequina (Margot Robbie), Bumerangue (Jai Courtney), Diablo (Jay Hernandez), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje) e Magia (Cara Delevingne), que se juntam a duas peças das forças do governo, Rick Flag (Joel Kinnaman) e Katana (Karen Fukuhara). Toda trama gira em torno da entidade inumana Magia (ou Enchantress) e seu plano de dominação mundial.

  Até agora nada surpreendente certo? Pois bem, não se anime muito, o filme é bom e isso não podemos negar, mas infelizmente não passa disso. As primeiras cenas são bem explicativas e apresentam os personagens que vão fazer parte do esquadrão. Algo bem interessante afinal, nem todos conhecem os vilões e como este foi o primeiro filme da franquia, era de se esperar algum tipo de introdução ao mundo apresentado

  A partir de então o esquadrão é formado e a ação "come solta". Não podemos deixar de citar que as cenas de ação são bem dinâmicas, golpes, tiros, tudo que uma boa cena pode oferecer. Porém a obra começa a pecar no momento em que 90% de toda a ação fica nas mãos do Pistoleiro e da Arlequina. E por mais que eles acabem naturalmente roubando a cena, o filme deveria funcionar como um conjunto de super vilões e não só como uma dupla. Personagens com habilidades incríveis não foram nem um pouco explorados e isso tirou um grande potencial do longa.


  Depois de ler várias críticas profissionais feitas ao filme, algo que muito me chamou atenção foi o foco na atuação da Cara Delavingne, que interpreta a personagem Magia (Enchantress). Apesar de não ter sido profundamente explorada foi uma das personagens que mais gostei. Todos os efeitos aplicados a sua transformação e a sua magia, foram muito bem feitos e me conquistaram. Outra personagem que sem sombra de dúvidas foi o destaque do filme é a tão aclamada Arlequina (Harley Quinn). Margot Robie não decepcionou em nenhum momento, com uma atuação brilhante a atriz entrou interpretou com maestria uma vilã insana, louca e que dá toda profundidade a história.

  Já o duvidoso Coringa (Joker) interpretado por Jared Leto não teve o impacto necessário para ser o ponto surpresa do filme, não que ela tenha sido um Coringa ruim, mas em suma não foi o melhor. O que parece é que ele foi introduzido no filme para atrair público devido a sua popularidade. Will Smith mesmo sendo um grande ator não conseguiu me passar em nenhum momento a sensação de vilão, mesmo com todo o texto e cenas que foram feitas o Pistoleiro, não dava pra ver maldade nele. Para um esquadrão de vilões eles foram bem heroicos e eu não falo apenas sobre desfecho do filme, mas sim das atitudes tomadas durante todo o desenrolar da história.

  O desenvolvimento da trama é rápido, bem leve e até um pouco divertido, nada que o espectador não esteja acostumado. É apenas mais um filme de heróis, ou melhor vilões. Os efeitos são muito bem aplicados, é um filme visualmente bonito, porém escuro. Isso mesmo escuro, em algumas cenas que se passam a noite a visão é quase minima e se limita ao brilho dos tiros da cena e da roupa da Arlequina, que volto a ressaltar teve um papel de extrema importância e contribuiu diretamente para a nota do filme. A trilha sonora é ótima, com vários clássicos e músicas que vão contagiar a sala do cinema.

  Outro ponto muito positivo do filme foi como os roteiristas deixaram bem claro que a relação da Arlequina com o Coringa não é um romance, isso mesmo, aos que pensam que eles são um par romântico, vá com calma. O relacionamento entre os dois é algo totalmente abusivo, como o Coringa trata-a, como ele diz que ela lhe pertence e como isso é bem explícito no filme. Foi uma crítica muito válida e muito boa devido a sociedade em que vivemos. A história que se desenvolve durante as 2 horas de filme é rasa e até mesmo subestima o espectador por ser altamente previsível.


  Mesmo com tantas críticas ruins, algumas até mesmo bem pesadas, Esquadrão Suicida é um filme bom, com alguns defeitos, mas ainda assim um filme que eu recomendo se você gosta de todo o universo construído pela DC. Não eleve muito as expectativas, você pode se decepcionar um pouco. Me surpreendi bastante com o quanto gostei do filme, afinal fui ao cinema sem esperar muito, já meio saturado de tantas histórias da Marvel e com um pé atrás depois de tantas decepções.

  Apesar de ter alguns pontos negativos é um filme bacana, com uma premissa legal que poderia ter sido melhor desenvolvida. Com personagens interessantes (e mais uma vez destaque para Margot Robie, vocês vão entender o quão brilhante foi a atuação dela, assim que assistirem o filme) e uma trama veloz e que vai te prender até o final. Infelizmente o filme não cumpriu com o que era esperado e leva apenas 3,5 estrelas.


16 comentários:

  1. Estou MUITO ansiosa pra assistir esse filme, temo não conseguir ver nas telonas, mas assistirei de qualquer forma. Adoro vilões e vê-los salvando o dia, mesmo que de um jeito duvidoso e malicioso, vai ser demais!!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carlos!

    Eu nunca li as HQs do Esquadrão Suicida (não curto HQs), então, apesar de conhecer os personagens, não sei nada sobre a história de cada um e muito menos como a história deles como grupo se desenvolve.
    Porém, desde que vi o trailler do filme, estou doida pra assistir, pois me parece ser muito bom.
    Já estreou aqui no cinema da minha cidade, mas só tem dublado e eu sou muito chata pra isso. Me recuso a pagar 20 reais pra assistir a um filme dublado... rs.
    Sendo assim, fico aqui esperando encontrar na net ou sair em DVD.
    Mas quero muito ver! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunção li HQS e embora esse filme esteja sendo bastante comentando por todos, não tenho vontade de assistir 😞
    Achei a sua resenha muito explicativa, adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu assisti o filme e até gostei, mas acho que a DC ainda não acertou a mão em seus filmes.
    Eu achei o contrário em relação ao casal Arlequina e Coringa. Achei que o filme romantizou o relacionamento dos dois. Sei lá, achei que ficou parecendo que ele passou a amá-la também (acredite: haviam garotas no cinema falando que o casal era super fofo), quando na verdade é só um relacionamento abusivo, onde ele manda e ela obedece.
    Eu gostei bastante do Pistoleiro, mas meus personagens favoritos foram El Diablo e Katana (que mereciam mais destaque).
    A trilha sonora é muito boa e fica grudada na cabeça, rs.
    É um filme bacana para assistir, mas sem expectativas absurdas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii.
    Ainda não fui assistir ao filme, mas com certeza irei ainda nessa semana, estou com as expectativas bem altas para esse filme e espero não me decepcionar
    Adorei o post, parabéns.
    Bjs Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carlos!!
    Eu ainda não fui ver o filme mas estou bem ansiosa. Apesar de ter lido muitas críticas negativas sobre o filme, espero que ele não me decepcione! hehe...
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
  7. Confesso que precisei pular algumas partes, querida, pra não pegar spoilers e perder a história toda. Eu ainda não vi o filme e quero muito ver, só fiquei um pouco pensativa depois de tanta gente falando mal...

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Também li muitas críticas negativas, mas mesmo assim ainda quero assistir. Adoro o Will Smith e acho que pode valer a pena só por causa dele. E sobre o Jared Leto, eu sabia que não ia ser melhor que o Heath Ledger <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Acho que a DC não anda acertando muito ultimamente. Mas mesmo com os filmes sendo "fracos" eu acabo gostando.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Assisti ao filme ontem e já comecei tomando spoiler pq n vi Batman x Superman ainda (mea culpa, eu sei!) rs... Mas então... Eu n li os quadrinhos, mas gosto de acompanhar os filmes, então n sabia bem o que dizer da adaptação em si. Mas como filme até gostei. Tem ação, sim, bons efeitos, mas realmente, o filme dá um foco excessivo ao Pistoleiro e a Arlequina. Já acho diferente de vc com relação ao casal Coringa/Arlequina, pois no filme, apesar de ter algumas cenas que demonstram a parte abusiva, tb mostra uma certa dependência um do outro, isso é um tipo de romantização. Mas no geral, foi um bom filme, apesar de não ter sido tudo aquilo que eu achei que seria.

    ResponderExcluir
  11. Vi em alguns lugares o Leto reclamando que cortaram as cenas dele, não seria por isso que ele não foi um Coringa tão bom?
    Bom, eu ainda não vi o filme, não estou tão ansiosa para ver depois de tanta critica negativa, mesmo assim ainda quero ver.
    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de filmes de heróis e até agora "Batman X Superman" foi o melhor que vi até hoje. Foi perfeito! Tenho um pouco de preguiça dos filmes da Marvel, soam quase infantis, prefiro a "fórmula" da DC. Porém Suicide Squad não me chama atenção. Tenho uma leve curiosidade, mas nada que me faça levar ao cinema. Quando sair na internet ou NETFLIX (deve demorar) assistirei. No mais, valeu pela indicação.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Incrivelmente, não tenho vontade de assistir a esse filme. Acho que o hype dele foi tão forte que saturou, hahahaha Mas quem sabe um dia, né. Porém, é interessante as críticas que têm sido feitas a fetichização da Harley Quinn.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    vi comentários bem divergentes sobre o filme, eu não sou fã desse gênero mas provavelmente irei ver com meus amigos e espero gostar, muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Mas gentem o esquadrão suicida é basicamente o pistoleiro e a arlequina mesmo úe '-'

    ResponderExcluir
  16. Esquadrão suicida é, pra mim, um daqueles filmes ruins que eu adoro. Eu sei que ele não é bom, é cheio de problemas, mas eu adoro. Eu acho esses vilões muito bons e espero que sejam melhor trabalhados em outras oportunidades, como aconteceu com a Arlequina que está ainda mais perfeita em Aves de Rapina.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Post Top Ad