Post Top Ad

{Resenha} Os Goonies - Steven Spielberg

Olá, pessoas! 
A resenha de hoje é de um clássico do cinema e da literatura. Vamos conhecer um pouco mais os Goonies? 
Os Goonies



Ano: 2012 / Páginas: 240
Idioma: português
Editora: DarkSide® Books

O clássico filme infanto-juvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade.




  Na cidade de Astória, no Oregon, um grupo de amigos denominados Os Goonies, estão procurando algo para fazer antes de serem despejados por uma empresa que transformará o bairro deles num campo de golfe. Mikey e seus amigos, vasculham o sótão de sua casa, e, no meio de toda aquela bagunça, encontram um mapa que aponta a localização de um tesouro escondido na cidade. O tesouro do lendário Willy Caolho.
  Curiosos com o destino que o mapa os indica e animados para viver uma última aventura juntos, eles partem em busca do tesouro que poderá não só lhe proporcionar uma diversão, mas também, salvar suas casas da demolição. 
  Narrado por perspectivas diferentes, conseguimos nos conectar muito bem com todos os Goonies. Mikey Walsh, tem 13 anos e é muito tímido, mas também muito determinado e possui um jeito único de enxergar o mundo. Dado é o criador, cria diversas parafernálias o tempo todo. Gordo usa uma mentira para quase tudo nessa vida, mas sempre dando os motivos para tais atos. Bocão, fala mais do que o normal, não cala a boca nem por um segundo e particularmente, é o meu queridinho. E Brand, é o cabeça do grupo. Irmão mais velho de Mikey, tenta impedir os meninos, mas acaba se envolvendo na aventura também. 

“Não, eu amo a água. A água é para onde eu vou quando quero parar de ter medo. O que eu temo é a escuridão. Saber que existe algo lá, mas que você não consegue ver o que é. Isso é o que me assusta.”

  Enquanto enfrentam os grandes perigos e desafios, as crianças nos mostram realmente o valor da amizade, e ela, acaba tornando-se o maior tesouro que poderíamos encontrar nessa aventura. O autor consegue conectar as cenas e deixa-las mais sensíveis, então durante a travessia de um rio, que poderia apenas ser uma travessia, você se vê derramando lágrimas enquanto conhece o valor real de cada personagem. 
  O livro é uma adaptação da versão cinematográfica do Steven Spilberg. Com uma escrita leve e personagens comunicativos, a primeira coisa que senti foi uma forte nostalgia da infância. E não poderia ter sido melhor, após muito tempo sem embarcar em uma leitura com o personagem principal sendo uma criança, lembrar da minha infância me ajudou a esquecer dessa diferença. 
  Um ponto legal, é que esse livro também me lembrou das histórias da autora brasileira Ana Cristina Massa e dos seus personagens definitivamente Invencíveis. 
  Os Gonnies acabou tornando-se uma das melhores leituras de 2016, porque além de trazer um gostinho daquela velha infância, também me proporcionou conhecer personagens incríveis com uma linda história. E a vontade de assistir a versão cinematográfica só se intensificou. Recomendo! 

“...esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte dessa história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira.”

9 comentários:

  1. Oi Babi, fiquei curiosa pela leitura, gosto de livros com personagens infantis, a gente sempre entra mais na história, e sendo fantasia melhor ainda. Espero ter a oportunidade de lê-lo mais pra frente.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi,
    Na minha opinião vale à pena sim! Quem assistiu a série Agentes da Shield vai amar e ainda mais quem é fã de HQ. A Amanda Waller é diabólica, msm assim sou fã das tramas dela.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    A premissa me interessou bastante. Anotado a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei o máximo a DarkSide ter lançado Os Goonies! Assisti várias vezes o filme quando era criança e achava o máximo! O livro deve ser mil vezes melhor! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que capa é essa???? Não sabia que a Darkside tinha lançado esse livro. Apesar de não ser meu gênero favorito, com certeza eu arriscaria na leitura, parece ser ótima!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bárbara, sua linda, todo bem?
    Eu nunca irei me esquecer desse filme, já perdi as contas das vezes que o vi e se passar novamente pode ter certeza estarei lá com a pipoca na mão. Também tenho o livro, como é o Mike que narra, perdemos aquilo que estava acontecendo com os outros, tudo bem que o Gordo narrou uma parte depois, mas preferi o filme. Recomendo para todo mundo, acho que minha paixão por piratas eu devo a eles. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    A Darkside sempre arrasa! Tenho muita vontade de ler, não sei se iria preferir o filme ou o livro.

    Beijos,
    Gaby

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    A Darkside sempre arrasa! Tenho muita vontade de ler, não sei se iria preferir o filme ou o livro.

    Beijos,
    Gaby

    ResponderExcluir
  9. Oi Babi!
    Eu amo esse filme, muito! Os Goonies fizeram parte da minha infância e eu assisti muita Sessão da Tarde com eles. Mas confesso que quando soube do lançamento do livro, eu imaginei que fosse um livro antigo que tivesse inspirado o filme, e não o contrário. Desconfio um pouco quando isso acontece pq em geral fica uma narrativa meio sem emoção, meio artificial. Mas pela sua resenha não é isso o que acontece né?
    Bjs!

    ResponderExcluir

Post Top Ad