Post Top Ad

Mulheres da Literatura


Hoje é o nosso dia, mulheres. O dia em que relembramos a morte da astrônoma Hipátia e também a   luta social e política que as nossas antepassadas tiveram para que hoje tenhamos os direitos que temos. 
Mas ainda não acabou, e podemos ver que a luta feminista ainda permanece hoje em dia. E uma outra forma de encontrar o poder feminino é nos livros. Existem aquelas personagens guerreiras que vão em busca do que desejam, as sensíveis, as românticas. E sempre vai haver uma em que você se admira. Hoje eu vim falar com vocês sobre cinco personagens femininas que eu me inspiro.


Janie - Wake (Lisa McMann) 

   Janie é a personagem principal da Trilogia Wake, e ela tem um "dom". Ela entra nos sonhos das pessoas, que em sua maioria são pesadelos. Os sonhadores pedem ajuda, mas ela não sabe como fazer isso, e então ela parte em busca de uma resposta para tudo, e assim, conseguir ajudá-los e se ajudar. E mesmo com as consequências disso, nós podemos acompanhá-la lutando, pesquisando e seguindo em frente. 
   Gosto muito dessa personagem, porque ela foge do padrão que conhecemos. É forte, determinada e sabe o que quer e vai em busca. Gostei muito do destino que ela teve, da forma como a conclusão da história dela aconteceu.  É realmente uma personagem inspiradora. 

Susannah - Insana (Susannah Cahalan

   Primeiramente tenho que dizer que Susannah é uma personagem real. É uma jornalista que passou por momentos muito difíceis na carreira. Teve uma doença grave e nenhum médico sabia lhe dizer o que era essa tal doença. 
   Gosto muito de Susannah primeiramente por ela ser tão guerreira. Sempre que eu recebo livros escritos por Jornalistas ou que contam sobre a vida deles eu fico encantada. Quando cheguei ao fim do livro eu não sabia se chorava, ria ou dois. Susannah consegue nos mostrar claramente que ir em busca dos nossos sonhos nem sempre é fácil, mas que desistir nunca deve ser uma opção. 

Amma - Dezesseis Luas (Margaret Stohl e Kami Garcia

   Amma é uma babá feiticeira que nos é apresentada desde o primeiro livro da série. Se mostra poderosa e confiante nas coisas que faz e isso levou a ela uma legião de fãs. Inclusive eu. 
   Foi no Dezoito Luas que eu comecei a ficar admirada com o poder dessa mulher. Ela já passou por muita coisa, e  continua passando com o decorrer do livro. Tem o dom de conversar com os antepassados e prever o futuro, quem não queria ter esse dom? Essa mulher é fantástica! 

Ninfadora - Harry Potter (J.K Rowling

   Ninfadora é uma metamorfomaga, ou seja, ela pode modificar sua própria aparência sem a utilização de feitiços ou poções. E isso é algo muito raro, vem de nascença, não pode ser ensinado. 
   Quando eu li Harry Potter e a Ordem da Fênix, e tive o primeiro contato com a Tonks, eu logo pensei "Lufana!". Já comecei a amá-la nesse instante, já que eu sou Lufana e sou frustrada porque a Lufa Lufa não recebeu total atenção que deveria.  Ai como se já não bastasse ser Lufana, ela tem um poder incrível, é uma fofa, se torna amiga do trio principal e uma conselheira para Gina.
   No Enigma do Príncipe, ela volta um pouco mais sombria, e ao descobrir o motivo disso foi que eu a amei mais. Ela é incrível, linda, forte, e um orgulho para a Lufa Lufa. 

Susana - As Crônicas de Nárnia (C.S Lewis

   Susana é uma das rainhas de Nárnia e por esse simples fato ela já é uma mulher inspiradora. 
   Mas o que me conquistou mais nela, foi o fato de que mesmo indo para um outro mundo ela manteve-se sensata, racional e madura. Um exemplo para sua irmã e sempre quis ajudar a mãe. 
   Liderou arqueiros e consegue nadar muito bem. Ela é incrível, amo a personagem em si. Infelizmente o final que ela teve não agradou a todos, inclusive a mim. Mas admito que o livro conseguiu retratar bem que, mesmo tendo um reino, uma habilidade incrível e sendo amada por tantas pessoas, Susana era apenas uma adolescente. Humana. Sujeita a cometer erros.  Eu admiro muito essa personagem. 


E ai? Quais são as personagens que inspiram vocês?

3 comentários:

  1. Ninfadora é uma ótima personagem, gosto bastante dela. É a única que eu conheço da lista, mas sou louca para ler Dezesseis Luas!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ninfadora <3 Gosto muito dela
    coisasdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Babs
    GENTE NINFADORA É DIVA <3 Tonks. Tão triste no final pq ela morreu :'( NÃO ERA PRA ELA TER MORRIDO. Ela é o Fred foram as mortes que mais me chocaram. :( Gostava dela. Apesar de não ter tido todo esse primeiro contato com ela, pq assisti o filme primeiro, já amei ela lá tambem *-*
    Ai gente Susana eu tenho um misto de amor e ódio. Gosto da Susana do filme. Ela é muito mais fofa e guerreira. A do livro eu detesto. Fútil demais. Trocou Narnia por maquiagem e calcinhas -_- AFF ME POUPE!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir

Post Top Ad