Post Top Ad

{Resenha #81} Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight

Oi, oi pessoas! 
Hoje eu venho aqui com a resenha de Reconstruindo Amelia! Um livro incrível que também estará no top comentarista do mês de Julho. Sim! Isso mesmo, nesse mês tão importante estamos iniciando uma coisa nova, o Top Comentarista. (farei um post no dia 1°)
Reconstruindo Amelia

Editora: Arqueiro
N° de páginas: 352
Ano: 2014
Nota: 5/5
Você conhece a pessoa que mais ama no mundo? Kate Baron achava que sim até receber a devastadora notícia de que Amelia, sua filha de 15 anos, cometeu suicídio pulando do telhado do colégio particular onde estudava. Poucos dias depois, entretanto, uma mensagem anônima em seu celular revela que a morte de sua filha talvez não tenha sido da maneira que as autoridades alegaram. Amelia pode ter sido assassinada? Como advogada, Kate está determinada a descobrir a verdade e, para isso, mergulha no passado da filha, recolhendo cada fragmento de e-mail, cada linha dos textos do blog, cada atualização de status do Facebook. Sempre um passo atrás da verdade, ela descobre um lado de Amelia que nunca imaginaria que existisse.
 Nesse livro acompanhamos o caso de Amelia. Uma jovem de quinze anos, muito inteligente que estuda em uma das melhores escolas de Nova York. Tem uma mãe um pouco ausente e nunca conheceu seu pai. Em um dos dias comuns no trabalho Kate (mãe de Amelia) recebe uma ligação da escola de sua em que pedem para que ela fosse buscar sua filha sem lhe dar real motivo. Ao chegar no local é surpreendida ao encontrar sua filha morta que de acordo com as autoridades se suicidou pulando do telhado da escola. 
Duas semanas depois, Kate recebe uma mensagem com um conteúdo vago no qual dizia: "Amelia não pulou".
Kate que já andava desconfiada disso resolve investigar mais a fundo a vida que sua filha tinha. E descobrirá que Amelia fazia coisas que ela nem imaginava. 
"Pensei em como é ruim ficar trancada do lado de fora; então pensei em como talvez seja pior ficar trancada do lado de dentro". - Virginia Woolf, Um Teto todo seu. (livro favorito de Amelia)
Antes de começar a resenha quero comentar sobre a capa e a diagramação do livro que são a coisa mais perfeita! A Editora Arqueiro está mesmo caprichando nos exemplares. 

Intercalado entre passado e presente, ficamos envolvidos em um enredo que utiliza temas polêmicos, como o bullying, homossexualismo e todos os dramas adolescentes.
A narrativa nos aproxima dos personagens de uma forma simples e única. Eu fiquei realmente emocionada em algumas partes. A autora enfatiza bastante como é importante a presença dos pais nessa fase da vida.

"Minha mãe era tudo que eu tinha e não ficava muito em casa, mas o tempo que passávamos juntas era sensacional e, quando minha mãe não estava, eu sabia que ela gostaria de estar. Às vezes discutíamos por bobagens, mas eu sempre soube que ela me amava. Eu sabia de verdade."
Os capítulos são divididos entre Kate Amelia, sendo terceira e primeira pessoa respectivamente. De um lado uma mãe desesperada para saber o que aconteceu com sua filha, do outro uma adolescente relatando seus pensamentos.

"Afinal, não foi só um erro, uma única vez. Foi um verão de más escolhas provocadas por uma vida inteira fazendo as escolhas certas. Pelo visto, eu só conheço um jeito de errar: magnificamente!"
O enredo é bem construído. Não possui personagens que existem só por existir. Todos são bem trabalhados e de alguma forma apresentados ao leitor da melhor forma possível.
Eu muitas vezes me senti ali vivendo aquela história, passando pelos dramas e tentando desvendar o mistério. Como uma menina feliz que tinha tudo para ter um grande futuro acaba morrendo aos quinze anos? 

Eu amei o livro! Fazia tempo que eu não lia algo assim, e estou satisfeita com o final. Uma mistura incrível de drama e mistério. Recomendo muito! Uma das melhores leituras do ano.

Depois de ler Os Três e nomeá-lo o melhor livro até o momento, achei que seria difícil encontrar um livro à altura, mas não foi. Reconstruindo Amelia chegou para bater de frente e disputar pelo topo no final do ano. 

10 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Eu PRECISO desse livro agora!
    Sua resenha ficou perfeita, e a história me chamou muito a atenção.
    Eu estou curioso de verdade.
    Aguardo o Top Comentarista!

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. UAAAU, que livro é esse?
    Parece ser fantástico, o suspense e o drama parecem estar na medida certa, com certeza vou participar do top comentárista do prox mês, e se eu ganhar esse livro vou ficar muuuito feliz *-*
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que livro divo miga, ainda não conhecia mas já coloquei na minha listinha que é bem grande... sua resenha como sempre me instigou bastante,espero lê-lo em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?!

    Que tema bacana! Gosto de livros assim que não tem um sentido da morte.
    Resenha sensacional! Vou adiciona-lo em desejados no Skoob.

    Beijos,
    Carolina Piovesan
    http://baudhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Baaaaaaaaabs!
    Nossa, esse livro deve ser fantástico!
    Fiquei em dúvida se o solicitaria neste mês ou no próximo mas estou com medo de ter me arrependido na hora das escolhas. De qualquer forma, irei lê-lo. Espero gostar assim como você e tenho certeza que o Top Comentarista será um sucesso!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sabe aqueles livros que te deixa uma sensação estranha quando chega ao fim. Então, este livro parece sem assim. Curiosa para saber a história dele.
    Ótima resenha \o/

    ResponderExcluir
  7. Eita, esse livro só pela sinopse já me parecia ótimo, com a resenha só confirmei isso. Que bom que você gostou bastante a ponto de ser uma das melhores leituras do ano *-*

    Até mais,
    Pedro S.
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. UAU! Amei a resenha! Já adicionei na minha lista de "Livros que eu preciso ler AGORA" que não para de crescer. Estou investindo mais em livros que são um tabu para sociedade e esse me parece ser realmente chocante. Vou participar do Top Comentarista e se eu conseguir o livro, eu juro que piro.

    Tinha me esquecido de seguir seu blog, mas agora já estou seguindo.
    Beijões,
    http://ressacas-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OOOOOOOOOOOOOOOI, Baaaaaaaaaaaabs! Tuuuudo bom, amoooor? *-* Espero que sim, hahaha! ♥ Aaaaai, Deuuus, você faz ideia do quaaaaaanto estou doida por esse livro? É cada resenha diva que eu me deparo, hahaha! Ó, céus, a diagramação e a capa são lindaaaaaaaaaaaaaaaaaas, pelo amor de Deus! Concordo, a Arqueiro anda arrasando nesse quesito! Homossexualismo? Sério que envolve homossexualismo? Não sabia disso! Acho que este é um dos motivos desse livro fazer taaanto sucesso: um tema polêmico! E realmente, a presença dos pais é mais que essencial na vida de uma criança e de um adolescente! Vejo muitos cacos em que os pais são muito ausentes. A criança acaba por sofrer bullying na escola e tal, e sente que não pode contar nada aos pais. O que acontece? Suicídio. Triste realidade. Muuuuuuito interessante a autora ter separado os acontecimentos dos dois lados da história! É bem bacana sabermos o que realmente aconteceu com Amélia e o que ela pensava sobre isso tudo(incluindo sua mãe) e o que a Kate pensava a respeito, né? Legal que nenhum personagem é excluído! Afinal, acho esse um quesito muito importante na construção de um livro! Hahahaha, imagino meeeesmo que você tenha se envolvido com a história, hahahahaha! Aaaah, quero me sentir assim tambéeeeeeeem, hahaha! ♥ Óoooooooootima a sua resenha, simplesmente ameeeeeeei, sua diva! *-* Sério que este livro ultrapassou Os Três? Gente, precisooooo dele, hahaha! :3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  10. Bárbaraaa, desde que vi que o livro seria lançado eu quis ele. E nunca tinha visto resenha dele (na verdade não costumo ler resenhas dos livros que quero, porque gosto de me surpreender com o livro, então procuro saber pouco dele) e eu adorei a história!!!
    Sou fã deste tipo de livro.
    Já estou participando do top!!! E eu vou ganhar!!!!!
    Abraços!!! Mais uma vez, adorei conhecer seu blog!

    ResponderExcluir

Post Top Ad