Post Top Ad

{Resenha #86} O Teste - Joelle Charbonneau

Oi, oi pessoas! 
Hoje eu vim aqui para resenhar um livro que eu estava muito ansiosa para ler que é O Teste. Uma distopia muito falada que está dividindo opiniões por ai. 

O Teste
Editora: Única
Ano: 2014
Páginas: 320
Nota: 3/5
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
Malencia, ou Cia, mora na colônia Cinco Lagos e está prestes a se formar no ensino médio. Ela tem um sonho: Ser escolhida para O Teste, provas elaboradas pelas Nações Unificadas para os melhores alunos de cada colônia. E assim poderão entrar na faculdade.
Mas os escolhidos não poderão retornar para suas casas. Serão resignados parar outras colônias, onde seus serviços serão úteis.
No dia do Teste, tudo que Cia espera é ser escolhida. Seu pai foi um dos que passaram pelo Teste, e assim como previsto, Cia e três amigos são convocados para participar. E mesmo se não quisesse, deveria ir.  Pois quem nega participar do Teste é considerado um traidor. E a sentença é de morte.
No dia em que descobre que foi escolhida, seu pai conta a ela sobre O Teste. E tudo que ela deseja está em jogo, assim como sua segurança.
E agora ela parte para esse mundo novo onde O Teste é sua prioridade. Com um futuro incerto e sem saber em quem confiar Cia sabe: 
Falhar não é uma opção.


A Trilogia O Teste lançada pela Editora Única é um dos grandes destaques do ano da editora. É uma distopia emocionante!
A história começou fraca, e a premissa é a mesma de todas as distopias que tanto conhecemos. Não pude deixar de comparar o primeiro livro com o primeiro livro da Trilogia Divergente.
Cia apesar de ser determinada e saber o que quer, é muito insegura e isso acaba deixando a leitura arrastada no inicio da história, mas quando nos aproximamos da metade do livro a leitura começa a fluir. Uma tensão de tirar o fôlego toma conta do livro e você não consegue tirar os olhos dele.
Cia amadureceu muito no decorrer da história e isso é incrível! Sua insegurança deixou espaço para uma pessoa determinada a conseguir o que quer.
Os outros personagens são bem cativantes, e deixam a leitura mais gostosa.
A narrativa é boa. Tranquila e simples. Em primeira pessoa, conseguimos sentir tudo que Cia sente (realmente tudo).
        "Ele me diz que os maiores fracassos em geral vêm antes das maiores descobertas. Que não importa o que aconteça, eu nunca devo ser desencorajada. Que eu aprenda com meus erros e tudo ficará bem. "
A forma como a autora consegue demonstrar a devastação da natureza, foi algo que me chamou muito a atenção. Pois realmente estamos caminhando para esse futuro triste (inclusive passei raiva ontem vendo um funcionário do McDonalds gastando litros e litros de água lavando a calçada cheia de folhas). 

Esperava mais de O Teste. Comecei o livro com muitas expectativas e confesso que algumas não foram atendidas. Mas em suma, foi uma leitura agradável e emocionante. Que em partes me mataram de raiva e em outras me deixaram muito curiosa com vontade de saber logo o que iria acontecer.
Recomendo o livro. É uma Distopia boa, que tem tudo para ficar melhor. Aguardo ansiosamente o segundo livro e as evoluções que a história terá. 

Top Comentarista de Agosto!

18 comentários:

  1. Tá aí um livro que eu tô maluca para ler. Primeiro porque é uma distopia, e eu sou fissurada nelas. E segundo porque a trama me chama bastante atenção, acredito que que vou gostar muito da leitura. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que esse livro está na minha lista, mas ainda não tive oportunidade de ler. Assim que eu ler os livros que são minha prioridade lerei esse.

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou cheia de expectativa pra ler esse livro, espero que quando eu finalmente tiver ele em mãos para ler não me decepcione! É triste a gente estar caminhando pra esse futuro né? Estamos acabando com a natureza e ainda por cima reclamamos. Rezo pra que as pessoas criem consciência e tudo se salve... beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Barbara,tudo bem?
    Eu amo ler livros distópicos, falando sobre um futuro incerto pra nós. São mil e uma oportunidades que pode acontecer e no rumo que estamos indo as coisas vão ficar pior do que o escrito no mundo literário.
    Mas esses livros são perfeitos,né?! Os escritores tem uma imaginação e toda carta branca possível de criar o que quer. Adoro ver até onde eles vão...
    Boa resenha,eu acredito que irei lê-lo!

    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Babi.
    Mesmo você tendo dado um a nota média para o livro, eu ainda acabei ficando motivado por suas palavras a ler esse livro. Só que irei ler sem nenhuma expectativa para ver se me surpreendo. A Mari do S2 ler, já fez resenha para o segundo livro e amou, já o André do andrecefalia acho que o segundo não superou o primeiro. O que devo fazer? Acho que ler e tirar minhas conclusões né?
    Eu adorei a resenha, como sempre, sua opinião está bem explicita ♥

    Att,
    Pedro S.
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Babi
    Tudo bem?
    Apesar da nota do vídeo, fiquei super ansiosa pela leitura. Vou sim dar uma chance ao livro, já esta na minha listinha. Amei!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho problemas com distopias hauhauahuah acabo não gostando dos finais.
    Mas sempre leio, então esse já está na lista e lerei rapidamente para chegar às partes mais tensas!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gosto de distopias,mas nao acho que Divergente se encaixe nesteìa categoria.Enfim,achei o tema de O Teste mais interessante e gosot de narrativas em primeira pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Tenho muuuita curiosidade em ler O Teste, a premissa me chama bastante atenção, e adorei ver sua resenha.
    Acho que Cia ser meio inseguro é uma coisa um tanto normal, aliás, quem passaria por isso totalmente seguro de si mesmo? Acho que ninguém.
    Adorei a sua resenha e espero ver mais resenhas boas como essa!!

    ResponderExcluir
  10. oeeeeeeee babs (posso te chamar de babs? KKKKK ai socorro, fico inventando apelido e-e)
    enfim, eu não gostei de O Teste mas dei uma chance pra continuação, Estudo Independente, que pelo menos deu uma melhorada, se você acha que a Cia cresceu em O Teste, em Estudo ela ficou bem melhor, o que mata é a narrativa, que não consegui pegar o jeito x-x
    também lembrei muito de Divergente e de Jogos Vorazes -qqq

    besos
    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  11. Tai um livro que eu anseio muito em ler. Sou fã de distopia, mesmo que nunca tenha lido as séries Divergente e Jogos Vorazes. Acho que a história de Cia possui um "q" a mais que nos chama para a leitura. A capa é linda, a sinopse encantadora e as resenhas sempre perfeitas, por essa razão acredito que o livro é sim uma diversão a parte.
    Acho que essa série vai se tornar tão potente no nosso país como as outras duas citadas, espero me divertir com O Teste.

    Julielton Souza

    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Apesar de ser muito semelhante à Divergente, O Teste me chamou bastante atenção pois ainda não li Divergente.
    Que chato ficar enrolando até o meio do livros, gosto de tensão do início ao fim.
    Narrativa boa: amo! (Quem não?)
    Boa resenha! Gostei muito do seu estilo de resenha!
    Bjins <3

    ResponderExcluir
  13. Hey, Babs!

    Adoro distopias, mas ultimamente tenho notado que o mercado está altamente saturado e preenchido sempre da mesma mesmice. Embora os pontos negativos ressaltados, "O Teste" me chamou a atenção, mas não sei quando poderei lê-lo (pra falar a verdade, estou dando um tempo para me desligar um pouco das distopias). Já está na lista de desejados ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu sou fã de distopias, e tento ler o máximo delas. Ultimamente, tenho ficado um pouco triste com elas, pois os autores estão focando muito no romance, deixando a crítica social (o mais importante em uma distopia) em segundo plano. Pelo que deu a entender, esse trabalha muito mais esse lado distópico, ou seja, ponto positivo. É uma pena que algumas coisas não te agradaram, mas acho que tem tudo para melhorar nos próximos volumes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que pena que o livro não superou as suas expectativas, estou super curiosa para ler ele, e pretendo ler em breve, não li nenhuma distopia até o momento, porém estou louca para mergulhar nesse gênero literário.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. Estou vendo tanto blogueiros falarem deste livro que esta me deixando até com vontade de ler ele KKKK
    Sei lá... a capa não é tão bonita, a história é interessante! Me deixou um pouco curioso... vou ver se compro ele até o final do ano, e depois de ler Babs, venho dizer o que achei.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. OOOOOOI, OOOOOOI, BAAAARB <3 Tuuuuuudo bem?? *--* Aaaah, eu quero ler esse livroooo! Amo distopias, embora nunca tenha lido uma, hahaha! :3 Auhsuahsuahsua, acredita que SEMPRE leio Melancia? Aushauhsuahsu! Vish, o começo é cansativo? :/ Hum, tensão! É assim que eu gosto, hahaha! Aah, muita gente diz que a Cia amadureceu muito! :3 Bom, me interessei pelo livro, é uma pena que não tenha te conquistado tanto assim, haha <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  18. Oie...
    Eu estou louca para ler esse livro!!
    Só li ótimas resenhas sobre ele e estou fascinada!!
    O enredo é muito bom e inovador!! Cheio de ação para prender o leitor do início ao fim!!!
    Uma pena que ele não tenha te agradado!!

    ResponderExcluir

Post Top Ad