Post Top Ad

{Resenha} Eu Sou O Mensageiro - Markus Zusak




Editora: Intrínseca

Páginas: 320
Ano: 2007
Conheça Ed Kennedy: taxista, patético jogador de cartas, um desastre no amor. Mora numa casinha alugada com seu cachorro viciado em café e está apaixonado pela melhor amiga. Seu dia-a-dia é uma rotina de incompetência, até que, sem querer, impede o assalto a um banco. Então recebe a primeira carta: um Ás. É quando Ed se torna o mensageiro...Escolhido para socorrer, ele segue seu caminho na cidade ajudando e – machucando (quando necessário) – até que resta apenas uma questão: Quem está por trás de sua missão?Eu sou o mensageiro é uma jornada enigmática repleta de humor, socos e amor.
Ed Kennedy. Um perdedor. É o que fica claro na primeira página. Mas outra coisa também fica clara na primeira página: isso está prestes a mudar.

Ele tem 19 anos, mora sozinho, e tem um cachorro viciado em café. Ele vive sua vida trabalhando como taxista, jogando cartas com os amigos e sendo, na melhor das palavras, um inútil. O problema com Ed é maior do que possuir  quase nenhuma ambição, o pior é ele se enxergar totalmente inútil e achar que isso tá tudo bem. A imagem que ele nos leva a criar é pior do que sua realidade, já bastante ruim. Mas tudo muda quando, depois de impedir um assalto, ele recebe uma carta de baralho com 3 endereços. O objetivo é fazer algo que mude, mesmo que um pouquinho, a vida da pessoa cujo o endereço da carta se refere.

Ed tem três melhores amigos. Marv, é um mão de vaca declarado que dá muita importância pra coisas como jogos de cartas e partidas de futebol no verão. Ritchie é um sujeito ainda mais sem rumo que Ed, que é extremamente relaxado com tudo na vida. E por fim, Audrey. Sua melhor amiga por quem ele é perdidamente apaixonado, mas que não quer nada com ele pra não estragar a amizade que eles possuem.

Também conhecemos sua mãe. Uma senhora de boca suja que passa a maior parte dos diálogos entre eles mal humorada, e que trata o Ed de uma forma inferior com relação aos outros irmãos. E, claro. Temos Porteiro. O cachorro que o pai de Ed deixou pra ele, que fede muito, e que eu amei desde a primeira página. Todos os personagens são bastante cativantes, tanto os regulares quanto os irregulares.  E todos eles acabam mostrando algo.

Aos olhos de Ed conhecemos pessoas, vidas extremamente banais, mas que importam muito. Você percebe que toda vida provavelmente importa assim, mas estamos ocupados demais pra nos importarmos. À cada nova carta, aumenta a curiosidade sobre o que deve ser feito na vida dessa pessoa, e sobre de que modo a vida dela vai prosseguir. Vemos um lado de Ed realmente lindo, e enquanto ele está descobrindo a si mesmo, vemos a imagem que construímos dele mudar, sem que percebamos.

Markus Zusak já havia me conquistado totalmente com A Menina que Roubava Livros, e também com A garota que eu quero. São livros que amo e, já esperava o mesmo desse. Mas ainda assim, me surpreendi. Zusak consegue tocar seus sentimentos e mexer com seu pensamento totalmente, com uma história super envolvente e instigante, e ao mesmo tempo evocando sensações intensas. Eu me arrepiei em certas parte.

O final é magnífico e temos revelações fantásticas. Tenho certeza que você vai ficar com a história do Ed na cabeça, quando acabar.  E vai sentir um pouco do que ele sente à cada carta. E talvez, quando estiver andando por aí, você pare e comece a imaginar como é a vida das pessoas que passam por você na rua. Sinto que é o que vai acontecer comigo.
“Ás vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física, pelo que dizem. Só pelo que são.”“” – Ed? Só tem uma coisa que eu quero.- O que é? – Sua resposta é simples:- Querer.”
Nota: Quando eu terminei o livro, meio que tive uma trilha sonora de encerramento na minha cabeça. A música foi : Ghosts and Creatures - Telekinesis


21 comentários:

  1. minha amiga da faculdade disse te amado esse livro, eu nunca li mas tenho receio da leitura porque to evitando livros de chorar kkk.

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu tava achando que era livro religioso kkkkkk
    Adorei a premissa, vou procurar para comprar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou com o livro aqui e pretendo ler em breve.
    Acho a premissa bastante interessante e acredito que a história tem tudo para me agradar.
    Ótima resenha!
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    eu vi poucos comentários e acho que resenha é a primeira que vejo, mas não gostei muito da história e vendo a sua nota me deixou um pouco com o pé atras, kkk, vou deixar passar a sua dica,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca imaginava que esse livro tinha uma premissa tão linda como essa.
    Adorei e pretendo ler. Não li nada do Markus ainda e sim, me envergonho por isso kkkk
    Agora não entendi por que você deu 3 estrelas para o livro... Você fala do livro com tamanha intensidade que realmente parece que ele mexeu muito com vc.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada do autor, mas todas as resenhas sobre livros dele fala do quão impactante as histórias são.
    Gostei dessa pegada de carta e fiquei curiosa com o desenrolar da história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não gostei muito da capa!
    Mas amei a premissa!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Não conhecia o livro mas gostei da premissa.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?

    Gostei muito da premissa não tinha visto esse livro ainda mas conhece o autor.


    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu li apenas A Menina Que Roubava Livros do Mark e sempre tive curiosidade por Eu Sou o Mensageiro, embora ainda um pouco receosa de não gostar da leitura por causa da sinopse. Contudo, sua resenha me animou em conhecer a história. Sei que não irei me decepcionar, mas espero gostar bastante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, depois de ter amado A menina que roubava livros, eu leria
    qualquer história assinada pelo Markus. Esse já está na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. O livro me pareceu bastante interessante, e fiquei muito curiosa, pois parece ser uma leitura emocionante e repleta de assuntos que nos fazem refletir

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Ainda não li este livro, mas me interessei, a premissa dele e bem interessante e parece ser refletiva.
    Gostei de sua resenha ^^
    Att, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  14. Ola, tudo bem? Falou Makus Zusak pode ter certeza que vou ler. Fiquei completamente apaixonada por A Menina que Roubava livros. Sim é meio errado julgar por uma única obra lida, mas este livro mexeu muito comigo.
    Adorei a resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia o livro. Tipo, sério, como não conhecia um livro D Makus ? Me sentindo até mal aqui.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já li muitos comentários positivos sobre esse livro, por isso tenho bastante curiosidade em ler ele, pois acredito que por tudo o que li, é um livro que tem tudo para me agradar.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá; gostei da resenha. Já li "A menina que roubava livros" e ,desde então, tenho muita vontade de ler outros livros do autor, este em especial chama a minha atenção, parece ser uma leitura agradável.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro, arrasou Vivis <3
    Adorei que você tenha gostado, pois ele é muito especial para mim!

    Dudu
    Portal Nerd

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não conhecia este livro, mas confesso que não me interessou....que bom que vc curtiu a leitura.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Nunca li nenhum livro do Zusak, mas já conhecia esse livro pela capa. A história parece cativante e emocionante. Não entendi porque você deu apenas 3 estrelas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Nunca li nada do autor, tenho A menina que roubava livros mas ainda não li, e estou quero muito a garota que eu quero. Tenho uma amiga que está querendo muito esse livro, achei a premissa dele bem interessante e curiosa, quero saber se o carinha fica com a melhor amiga ou não. Que bom que você gostou, achei que fosse dar nota máxima, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir

Post Top Ad