Post Top Ad

{Resenha} A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Oi, oi pessoas!
Seguindo o ritmo melancólico da última resenha que postei aqui no blog, hoje eu trago A Playlist de Hayden. Um livro triste e necessário na vida de muitas pessoas. 


Editora: Novo Conceito
283 páginas 
Ano: 2015

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil
Hyden e Sam nunca tiveram amigos, era apenas os dois desde sempre. ELes eram melhores amigos há anos, mas com o início da fase adulta eles começaram a passar por alguns momentos difíceis. A companhia de um não era suficiente para o outro, e até então o que era certo e bom, já não era o suficiente.  

Eles pensavam de maneiras distintas. Enquanto Sam achava normal e não via nada grave nisso, Hayden afundou. Definitivamente ficou na pior, sem seu amigo e com uma família muito rígida.

É após uma briga entre os dois numa festa que Hayden se suicida. Deixando Sam para trás, vivo, sozinho e confuso. Mas com um bilhete junto de um ipod e nele dizia “Ouça, você vai entender.”
Desnorteado ele começa a ouvir a playlist que seu amigo morto deixou. Buscando respostas e tentando compreender o que aconteceu.


E é quando ele conhece Astrid, uma garota que se diz amiga de Hayden é que ele percebe que não conhecia tão bem seu melhor amigo como imaginava. E esse é só o início de todo o mistério. 

A história é narrada em primeira pessoa pela visão de Sam, e com isso conseguimos sentir todo sofrimento e melancolia do garoto pela perda seu amigo. Ele não sabe o que levou Hayden a fazer aquilo, mas está determinado a descobrir. Eu me senti muito Sam em vários momentos da história.

Ele é um personagem inteligente e encantador, que não merece sofrer tanto quanto sofre. Eu realmente fiquei muito triste por ele e com ele.
A leitura é muito fluida, a narrativa e o drama me fizeram engolir o livro. Quanto mais perto Sam vai chegando das respostas que procura, e conhecendo mais sobre seu melhor amigo a história vai ficando melhor.

Esse mês eu li Eu Estive Aqui, que é um livro com uma premissa parecida com o da Playlist, mas diferente de lá, nesse livro eu consegui sentir tudo que o Sam passou. É um livro completamente sentimental.

Uma das coisas mais interessantes é que o livro é marcado por bandas, músicas e cantores. Ramones, Metallica, Skylar Grey e muitos outros preenchem o vazio de felicidade com suas músicas. Cada capítulo inicia com uma música diferente.

Não é uma promessa de final feliz, longe disso. O objetivo da autora é retratar o bullying e o preconceito e suas conseqüências, porque o que aconteceu com Hayden não atingiu apenas ele. E precisamos abrir os olhos, precaver tais atitudes de algumas pessoas e também alertar alguns pais. Parem de tentar estereotipar seus filhos!
A culpa não vai embora tão cedo, e é com ela que muitos personagens que aparecem durante o livro terão que conviver.

Essa é uma leitura forte, pesada, bonita e totalmente recomendável! 

24 comentários:

  1. Oi, tudo bom?! Achei seu blog muito interessante. Já segui o blog e o twitter, e curti a fan-page. Sucesso ^-^

    Quero ler esse livro faz tempo, rsrs. Adorei a resenha ^^
    Abraços do Dan
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
  2. Oi Babs!
    Eu também gostei muito da Playlist. Se sabe que eu curto granadinhas né? Só o fim que não me ganhou tanto. Achei que ficou muito aberto, e por essa razão dei 4 estrelas, mas sofri muito com Sam. Eu imaginei algo mais tenso, depois de todo aquele mistério, e em alguns momento achei que o Hayden fosse gay, mas ai, tudo mudava e eu ficava confuso. Foi um livro que me deu agonia enquanto não terminei pra saber como ia finalizar.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara, eu li esse livro recentemente e também me apaixonei por tudo, deveria ser uma leitura obrigatória a todas as pessoas! Ele entrou para os meus favoritos :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Quanta gente falando desse livro! Terei que ler ele logo.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bárbara. Ae, uma resenha completamente positiva a respeito deste livro, é a primeira que leio. Ele parece ser muito bom, mas já vi várias críticas negativas em cima dele. Sua resenha me animou bastante!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. É tanta gente falando bem desse livro que não sei porque não li ainda...
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de sempre ver ótimos comentários (como os teus) sobre esse livro, não consigo me sentir atraída pela leitura =/
    Essa é uma dica que eu, infelizmente, passo.
    Mas fico feliz que tenha sido uma leitura satisfatória para você!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Também adorei a leitura deste livro, achei a narrativa de uma beleza incrível, fora que trata de temas fortes de maneira leve e compreensível. Só senti falta de uma exploração maior da Playlist e do significado que aquelas músicas tinham.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie !
    Eu gostei bastante do livro ,jmas não dei cinco estrelas, achei que a autora poderia ter focado melhor nas músicas (mesmo com as traduções), achei que a playlist ficou meio jogada no meio de tudo...
    Beijos!!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.
    Que bom que gostou do livro tanto assim. Estou com um medo danado de me decepcionar quando o ler, porque vi resenhas de quem o achou morno, sabe? Eu admiro a audácia da autora em abordar temas tão sensíveis, como o bullying e o suicídio, em uma única obra.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá
    eu adorie o livro, eu fiquei acompanhando todas aquelas primeira impressões que milhares de blogs fizeram a partir dai eu me apaixonei de vez pelo livro, curti muito a leitura
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Bárbara.
    Eu ando saturada de enredos com essa proposta, fiz várias leituras seguidas envolvendo bullying e música, então a playlist de Hayden não me interessa no momento.

    Beijos.
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já comecei a ler esse livro, mas ainda não o terminei. Porém: tô adorando. Não li sua resenha inteiramente pra não correr o risco de spoilers - detesto spoilers, hahahaha -, mas esse livro = ♥

    ;*

    ResponderExcluir
  14. Olá; gostei da resenha. Já li mais ou menos metade desse livro e estava gostando muito do que li até então, traz um tema muito importante atualmente.

    ResponderExcluir
  15. Ola, tenho visto muitas resenhas positivas deste livro. Porque bullyng é um tema que precisa ser bem comentado, sem contar as bandas lindas que são comentadas né <3
    Gostei muito da resenha!
    Beijos Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  16. Eu amo livros onde a marcações de música, banda :D Amo.
    E sabe, eu não li eu te darei o sol, mas pelas resenhas que li também achei as premissas semelhantes.
    Adorei sua resenha e espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  17. Babsssssssssss, SEU BLOG TA LINDO! AHAZOU GATA!!!!!! <3
    Então, eu n fiquei interessada nesse livro, haha, mas acho que tu ja sabe :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Este é um livro que a bastante tempo consta na minha lista de desejados e espero realizar isso em muito breve. Que bom que vc gostou e recomenda a leitura pois isso só reforça que eu preciso ler a obra o quanto antes. bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi ^^

    Já li algumas resenhas deste livro e todas me deixaram curiosa para conhecer esta história, com a sua não foi diferente. Estou a cada momento mais ansiosa *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Tenho que apresar a compra desse livro. Tentar pegar ele na bienal, top recusando dele já.

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei a leitura deste livro, sua história é muito boa e bem desenvolvida! Seus personagens são cativantes e interessantes! :)

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Esse livro fala realmente de um livro tocante, mas confesso que esperava mais emoção na oba. A verdade é que gostei mais do Hayden do que do Sam. Também achei que o final poderia ter sido mais trabalhado porque senti que ficou meio jogado. Apesar dos defeitos, o livro é interessante e rápido de ler.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Esse livro tem causado tanto borborinho que tenho até medo de ler e me decepcionar. Em todas as resenhas que leio fico com menos vontade ainda, acredito que não seja uma leitura ideal para mim no momento.
    Gostei da sua resenha mas vou deixar passar essa dica.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Bárbara!
    Já li esse livro e ele me surpreendeu bastante, o drama não é um gênero que tenho hábito de ler, mas esse livro acabou se tornando uma leitura da qual gostei bastante. As mensagens que a autora passa muito muito válidas e importantes. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Post Top Ad