Post Top Ad

{Dicas} Como terminar de ler aquele livro chato? + Desafio

Oi, oi pessoas!
Faltam 7 dias para as férias 
Faltam 20 dias para o Natal 
   Sabe aquele livro chato que você já tentou ler, mas ele é tão chato que acabou desistindo? Ou aquele livro que pediram para você ler na escola e na primeira página você já estava dormindo? 
   Mas o problema nem é esse. A maioria das pessoas que leram o livro sempre dizem que ele é incrível. Ai você fica "O problema sou eu ou o livro?". 
   E é isso que iremos descobrir! A dica de hoje é: Como terminar de ler aquele livro chato?                           
  • Faça metas
Sabe essas maratonas malucas que muitas vezes os blogueiros fazem para ler tantos livros em determinado tempo? Faça isso com seu livro chato. De acordo com o número de páginas, faça uma meta de leitura diária de tantos páginas a serem lidas. E se você ler 50 páginas por dia de um livro de 200, em quatro dias sua leitura estará finalizada. 
  • Durma bem 
Dormir bem é algo essencial! Não adianta você pegar o livro estando com sono, porque o sono meus amigos é um inimigo que não pode ser vencido. Você sempre acabará dormindo e não lido nadinha. 
  • Áudiobooks e Ebooks 
Se você não está se dando bem com os livros físicos que tal tentar as tecnologias? Procure a versão digital do seu livro e leia pelo celular, ou quem sabe escute-o.  
  • Leia sem pressa 
Essa não vale para você que tem que fazer uma prova desse livro amanhã. Mas se você apenas deseja finalizar a leitura, não tenha pressa. 
   Em geral toda leitura deve ser agradável. Não devemos perder tempo com algo que não gostamos, mas sabemos também que é frustante para nós leitores vorazes não terminar um livro que muitos julgam perfeito. 
   E como eu estou dando as dicas acho justo usá-las não é? Então eu entrarei em uma meta para terminar A Batalha do Apocalipse (eu sei que esse é aquele momento que vocês olham para a tela do pc e dão uma risadinha). O livro possui 586 páginas -alguém me salva- e eu tentarei uma meta diária de 100 páginas, pois não posso prorrogar muito a leitura porque tem um monte de livros na fila. 
   Então daqui a seis dias eu voltarei com esse assunto para dizer se eu fui bem. Será que eu consigo?
   E vocês? Possuem algum livro chato que não conseguiram terminar? 


17 comentários:

  1. Achei bastante interessantes suas dicas. Acredite, eu estava lendo um livro "porque meu namorado pediu" e tava sem o menor clima pra ele. Fiz exatamente isso, estabeleci algumas metas de leitura (100 páginas por dia), baixei o ebook para ir lendo um pouquinho em todo lugar que eu fosse e deixei a leitura fluir. Só tenho a dizer que deu muito certo. Na minha opinião, o pior de livro chato é ter a coragem pra começar, mas depois disso, tudo dá certo :D

    ResponderExcluir
  2. Oi baaabs, que dicas bacanas!
    Não acho que eu me adaptaria fácil aos audiobooks, sei lá!
    Difícil é quando o livro que você solicitou de parceria é chato e tem prazo pra entregar a resenha. Isso é realmente a morte!
    Eu recomendo também a maratona: Não sei o que acontece, mas parece que tudo fluí!!
    Adooooorei!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com <---- Vá no TOP Comentarista vávává

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk, adorei as dicas, mas tem uns que mesmo assim não adianta D:' Quem sabe audiobooks seja uma boa ideia? Nunca tentei. Tente 6 dias ok?.
    Acho que quando eu não curto, eu tento outra hora sabe? Não fico forçando que ai fica chato, e já que não tenho problemas em ler vários de uma vez, não faz muita diferença
    Beijos Bárbara,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bárbara, tudo bem? Adorei as dicas, mas não sei se iria funcionar comigo... quando eu pego um livro chato, acabo deixando ele de lado e volto a ler depois de um tempo. Aconteceu isso com "O Chamado do Cuco" que as pessoas falam maravilhosamente bem e eu adoro a J.K. Rowling, mas comigo não funcionou. Não me dou muito bem com metas, então não sei se conseguiria ler tantas páginas por dia... tem dia que não estou a fim de ler nada, e tem dia que leio mais de 100 páginas. Audiobook não funcionaria, pois eu iria acabar dormindo. Nossa, lembro que em alguns livros do colégio eu pegava e já dava sono. Enfim, adorei as dicas, mas não sei se adiantaria comigo.

    Enfim, espero que você consiga cumprir o desafio!! =)

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Muito útil esse post! Hahaha. E todas as dicas são ótimas!
    Na época da escola eu fazia isso, quando tinha aqueles livros super chatos pra ler eu via quantas páginas tinham e dividia pela quantidade de dias que eu ainda tinha pra poder ler, e ia tentando bater essas metas, ou até passar delas em alguns dias. E dava certo! Rsrs. O sono é invencível mesmo!
    Lembro de um que eu achei o audiobook e baixei, e fui escutando porque tava sem a mínima vontade de ler, rsrs. Deu mais ou menos certo, porque não ouvi inteirinho, e algumas partes me distraia, mas algumas coisas ficavam gravadas e deu pra entender um pouco! Ebook ja não dá pra mim, prefiro mil vezes o livro físico, e esse audiobook foi só uma vez.
    Normalmente eu desisto mesmo da leitura se eu não estiver gostando e não for obrigatório. Por exemplo, Um Dia, todo mundo amooou esse livro, e eu desisti logo no começo dele. Ao contrário do Bem Mais Perto, que via muitas críticas e deixava de canto, como eu to participando de uma Maratona Literária acabei pegando ele pra ler e até que gostei, a leitura fluiu muito bem e em dois dias consegui ler!
    Eu só recorro a esses métodos quando a leitura é realmente obrigatória, do contrário se eu não estiver gostando paro sem problema nenhum!
    Boa sorte no desafio! Beeijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bárbara!!!

    Eu tenho esse problema com Morte Súbita, passei quase um mês tentando ler ele e acabei desistindo. Mas sou forte e vou ler, apesar de estar sempre adiando, primeiro era para as férias de julho, depois de dezembro, agora só ano que vem.... Além desses, tem A Estrada da Noite, O Melhor de Mim, o Herói Perdido, mas são livros que eu não estava com aquela vontade de ler e optei por abandonar, diferente de Morte Súbita que estava tão animado para ler e que logo nas primeiras páginas tinha adorado, mas depois foi diminuindo o ritmo!!

    Enfim, espero que você consiga cumprir o desafio. Boa sorte e leitura!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, to passando por essa mesma situação, não é que o livro seja ruim, é que eu estou no comecinho ainda do livro(e já era pra eu ter terminado a muito tempo, o livro não é muito grande), e por enquanto não está acontecendo nada de interessante, nenhuma ação, só diálogos chatos, a leitura está ficando muito desagradável e eu não estou tendo paciência pra terminar de ler ele, mas vou seguir suas dicas e vou conseguir terminar ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Hey, Babs!

    Já sigo a maioria das dicas que você deu, acredita? Entretanto, ando recentemente em uma fase 'tristonha' e cansativa da minha vida, não consigo focar muito no enredo por estar com muitos problemas na vida. Enfim, espero que essa fase passe logo e que eu consiga ler muitos outros livros!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha aaaahhhh aquele livro chato que você não consegue ler, eu desisto, confesso desisto mesmo, passo outro na frente e penso futuramente continuar a ler ele, mas é claro, depois que eu já tiver terminado o que eu tenho para ler e que me agrada. Mas creio que se todo mundo fala que o livro é bom e você não consegue ler ele, pode ser porque não é o momento para você ler ele, ou ele não faz mesmo o seu tipo. Adorei as suas dicas, eu mês que vem vou fazer uma maratona com meus primo para ler mais, espero que ocorra tudo bem, e boa sorte na leitura.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. 586 paginas? boa sorte :( Eu estou lendo Silo, que tbm é beeem grande, 512 pags, e não consigo terminar T.T nao aguento mais! a historia é boa, mas o autor escreve tantos detalhes desnecessários q me dá muito, mas muito sono! vou tentar estipular metas tbm.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas as suas dicas! Estou nessa batalha com Mansfield Park, o único clássico da Jane Austen que tem me feito bocejar. Não me familiarizaria com um audiobook, e-books já desisti, pois é um desafio ler naquelas telas brilhosas.

    Beijos!
    http://bookstravelers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O livro pode ser chato ou grande do jeito que for, mas eu termino de um jeito ou de outro eu termino, e faço aquilo de estabelecer uma meta de ler tantas páginas por dia, e sempre funcionou. ;D
    Bjs, Bárbara <3

    ResponderExcluir
  13. Eu sou o tipo de leitora "cabeça dura", se eu pego um livro e gosto, termino ele no mesmo dia ( nem que eu não faça nada além de ler). Agora, quando o assunto é livro chato, hum, aí complica um pouco. Me conhecendo (não tão bem quanto gostaria), posso afirmar que aplicaria o mesmo conceito, ler tudo de uma vez ( sempre acho alguma parte interessante para me fazer continuar). No meu caso, não estabeleço metas para continuar, estabeleço metas para parar ( e nunca as obedeço) .
    Tenho um livro que não consegui terminar, o único livro no meu "currículo literário" que não terminei. O livro, obviamente, tem nome e autor... Grande sertões veredas de Guimarães Rosa. Eu tentei ler esse livro com 10 anos de idade, o que nos leva a seis anos atrás , talvez pela tenra idade, eu tenha não conseguido ler (a linguagem é bastante complexa), todavia meu orgulho ainda me fará ler suas 624 páginas até o final .
    Dom Casmurro, lido aos 12 anos, me pareceu um tanto quanto tedioso ( no inicio), pois eu não acompanhava tão bem as características dos personagens e o avançar e voltar do tempo. Demorei o dia todo para terminar de ler, reclamei com minha mãe e fiz uma tese sobre ele ( tenho essa mania) , hoje, incrivelmente, Dom Casmurro é um dos livros que mais admiro :) , já o li várias vezes. Na minha humilde opinião, Capitu não traiu Bentinho :P !!
    PS.: Suas dicas foram ótimas =D, caso eu precise, vou usar, com certeza !

    ResponderExcluir
  14. Antigamente eu tentava me colocar metas pra ler aquele livro chato, mas de uns tempos pra cá eu mudei essa atitude. Se eu não gosto de um livro eu largo e não volto. Existem tantos livros nesse mundo porque insistir em um que me irrita? hahaha.

    ResponderExcluir
  15. A pior coisa é vc ter que ler alguma coisa por obrigação. Eu lembro dessas situações dos meus tempos de escola. E o pior é que pra muita gente, isso acaba sendo tão traumático que acabam perdendo qualquer gosto ou prazer por ler.

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante suas dicas. Acho que o sono é realmente essencial, para qualquer leitura. Além disso, as metas também costumam funcionar bem, ainda mais pra aquelas pessoas competitivas como eu que estão sempre atrás de um desafio hahahaha eu odiei demais Garotas de Vidro, apesar de todo mundo dizer que é maravilhoso. Gostei do tema e tudo o mais, mas a escrita é realmente entediante. Parei de ler antes da metade! Espero que você se saia bem na sua meta, estou doida pra saber o resultado porque estou ligada que tu odeia esse livro hahahaha

    ResponderExcluir
  17. Quem nunca pegou aquele livro chato né? Estou passando por esse momento agora e confesso que a melhor dica é fazer meta de leitura. Mesmo o livro sendo péssimo, é bom 'forçarmos' um pouco para que ele acabe logo, afinal, outros livros esperam por nós né? rs

    ResponderExcluir

Post Top Ad