Post Top Ad

{Resenha #42} Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado | Especial Dia das Crianças



Oi, oi pessoas!
Eu fiquei pensando durante o dia em que post fazer nos dias das crianças, pensei, pensei e não conseguir nada.
Então mexendo nas minhas coisas antigas, vi um texto meu que fiz na terceira série sobre o livro Menina Bonita do Laço de Fita, e resolvi relembrar o passado com vocês, resenhando esse livro!
Vamos lá?





Editora: Ática
N° de páginas: 24
Ano: 2000
Nota: 5/5

Um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Nosso coelhinho, aliás, vai além: quer também ter a pele escura, igualzinha à da linda menina.






Bom, esse livro conta a  história de um coelhinho branco que fica encantado com a menina negra, e a partir do dia que a conhece ele faz de tudo para ter a cor negra como a dela.

O que dizer desse livro que marcou a minha infância?
Eu o pegava na biblioteca da escola, devolvia e na outra semana já o pegava novamente.
Um livro que de uma forma tão simples e divertida aborta um tema tão importante.
Aborta essa questão inter-racial  de uma forma sensível, que deixa tudo mais entendível para as crianças.
Um livro indicado para o público de 4 a 10 anos de idade, mas eu sei que muito adolescente nos seu auge dos 16, 17 anos precisaria ler um livro como esse para perceber que a cor não importa e não altera em nada o caráter de uma pessoa.

Lembro desse livro e em como depois de lê-lo eu passei a olhar com outros olhos meus coleguinhas mais escuros que eu na escola, como eu aprendi a admirá-los. 
Acho que é esse o propósito da Ana Maria no final de tudo.
Eu amo esse livro, eu lembro das falas até hoje gente haha!
Eu devia tê-lo na minha coleção como lembrança da infância porque olha, esse fez parte de boa parte dela.

(Olha eu que bonitinha na fotinho gente, bons tempos haha.) Bom, agora que eu já falei um pouco desse clássico infantil, quero deixar uma mensagem linda que eu vi, e achei que tem tudo a ver com o dia das crianças (sou fofa).

"Nunca, nunca, nunca esqueça a criança que vive dentro do seu coração, e nunca deixe de brincar, de sorrir, e de acreditar que podemos mudar o mundo, porque podemos sim! A mágica está dentro do seu coração... Nunca cresça. Nunca!" - Anahi

29 comentários:

  1. Olá minha linda!! Que fofo esse livro, bom ter lembranças assim. Adorei seu blog
    beijus. Bom final de semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! É maravilhoso ter coisas assim para nos lembrar da infância né *-*

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Bá!

    Querida adorei seu o espaço, um encanto de blog! Parabéns pela resenha, está bem bacana, esses livros tem realmente o poder de nos trazer boas e saborosas lembranças! Continue assim que está perfeito! Xerimm

    Te espero para conferir as novas postagens no meu blog!
    Forte abraço, Jeffrey!

    http://jeffreycorreia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá *-*
      Obrigada! Eu fico muito feliz de saber que o blog está agradando vocês.
      Esses livrinhos são mesmo como viagens no tempo *-*
      Vou dar uma passadinha lá com certeza (:

      Beijos!

      Excluir
  3. Nunca li o livro, mas apenas pela sinopse já podemos ver que aborda questões importantes, mas de maneira leve. Fiquei com vontade de lê-lo agora.
    Beijos,
    Dayenne Vieira

    http://um-momentoasos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente aborda temas muito importantes que devem ser passados para as crianças.

      Beijos!

      Excluir
  4. Que bonitinho! É o tipo de leitura que todas as crianças deveriam ler porque ensina que a cor de pele não é problema nenhum. Preconceito deveria ser disseminado desde a infância.

    E você era muito fofinha, gente. As mãozinhas tão pequenininhas. <3 Quanto diminutivo, hehe.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, hoje em dia eu vejo crianças brincando com essas coisas que futuramente podem trazer grandes problemas.

      Owwwn eu era tão fofa (menos minha cabeça, minha cabeça era gigante) haha

      Beijos!

      Excluir
  5. Acredita que esse livro também marcou minha infância?Não lembrava muito do que falava mas eu amava pega-lo para ler e adorava quando alguma professora lia ele!
    Agora lendo sua sinopse vi que ele falava de coisas tão importantes e eu nem sabia,acredita?haha
    Quero compra-lo para o meu irmãozinho *-*
    bjs

    Visita?Se puder comenta?
    super-caprichada . b l o g s p o t . c o m . b r/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Verdade, só depois que crescemos que percebemos o que muitas coisas da infância querem nos passar.
      Visitei seu blog, achei super interessante, porém não achei o local de comentar :p

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu amo esse livro lógico depois dk "Amanhecer Esmeralda".
    A epimeora vez que leram esse livro pra mim foi em 2007 quando eu tinha 6 anos e lembro muito desse livro.
    Bjos
    Veja o meu blog: clicknetaki.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o livro "Amanhecer Esmeralda", depois vou procurar saber mais haha.
      Beijos!

      Excluir
  7. HAHAHA que ideia legal a sua!!! Nunca ouvi falar desse livro, ams lembro de 2 que marcaram muuito a minha infância: Com vontade de voar e Sopa de letrinhas!
    Eu não tenho mais porque doei para a biblioteca de uma escola que estudei! Mas lendo essa sua resenha, me deu saudade deles e quero compra-los de novo!!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sopa de Letrinhas! Também já li muito eles *-*
      Dá uma saudade né? Haha

      Beijos

      Excluir
  8. Ah, esse livro é super fofo... Ótima escolha, amei o post!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  9. Gente! Esse livro não fez parte da minha infância, mas gostei tanto do que você falou sobre ele que fiquei com vontade de ler mesmo assim *_* hahaha
    Adorei o post e você era muito fofa! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Este livro eu tenho aqui em casa e folheio pra minha filhota, assim como ele faz parte da minha infância
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que lindo esse livro, também fiquei encantada com a estória, não o conhecia. É sempre bom descobrir que somos todos iguais e podemos sempre ser amigos <3 beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É exatamente isso que o livro quer nos passar.
      Beijos!

      Excluir
  12. Que livro fofinho, se eu pudesse com certeza teria.
    Beijos
    http://cultoletrando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Awn, já li muito esse livro, é apaixonante e nos faz pensar sobre a igualdade entre as pessoas. Fiquei com a maior nostalgia de quando eu era criança e emprestava esse livro na biblioteca rs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livrinhos são muito bons mesmo *-*
      A ficha dele só tinha meu nome haha
      Beijos!

      Excluir
  14. adorei! esses livrinhos sao tao lindinhos, quando eu era criança, adorava livros assim <3 eu passava o intervalo todo na biblioteca huahuauahuuhauahuah
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Amiga, gostei muito do seu blog!
    Percebo que temos afinidades, pois amamos a leitura!
    bjus e voltarei mais vezes.
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  16. Que coisinha mais linda a capa desse livro (e o conteúdo também). É muito difícil achar crianças que gostam de ler e você, lindinha, desde sempre lendo e pensando!
    Parabéns hehe <3

    ResponderExcluir

Post Top Ad